10 Estaduais mais valiosos 1ª parte: CEARÁ, GOIÁS, SANTA CATARINA, PERNAMBUCO
sáb, 21/01/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Futebol do Brasil, Rankings
Começamos hoje uma série de posts baseada em trabalhos feitos pela Pluri Consultoria, na qual mostraremos os 10 campeonatos estaduais mais valiosos do Brasil.
Embora seja cansativo, tanto para quem lê, como para quem escreve, o leitor deve considerar que qualquer trabalho de levantamento e análise com base em estimativas de mercado é sujeito a chuvas & trovoadas, ou melhor, é sujeito a críticas e até mesmo dúvidas. A crítica a esse trabalho e a outros é absolutamente natural, faz parte do contexto, mas, senhoras e senhores, por favor, não exagerem no linguajar e não desconfiem da honestidade de quem realiza os mais diversos estudos, como esses.
Como em outros estudos, vou transcrever a opinião dos analistas da Pluri. Eventualmente, caso coloque minha opinião pessoal sobre algum ponto, ela virá em itálico e terá minha assinatura no final: EG.
Naturalmente, mesmo considerando apenas dez dos vinte e sete certames regionais existentes, teremos uma amostra educativa, tristemente educativa, diga-se, das enormes diferenças que existem no Brasil e que se refletem, inevitavelmente, no futebol.
10º CAMPEONATO CEARENSE
O valor de mercado dos times que disputam esse campeonato é de 84 milhões de reais, para o conjunto de319 jogadores inscritos pelos doze clubes que disputam a competição, numa média de 26,6 atletas por equipe.
Os clubes representam oito diferentes cidades, com população total de 3,3 milhões de habitantes e um PIB de 38 bilhões de reais. A cidade de Fortaleza, com quatro clubes na disputa, representa 84% desse PIB.
O time mais valioso, mesmo depois de perder vários jogadores no final do Brasileiro 2011, é o Ceará, com 30,3% do total, seguido pelo Fortaleza. Esses dois times representam 52% do valor total dos times do campeonato. Somando-se a eles os outros dois clubes da capital, o valor de mercado representa 63% do total, deixando para os outros oito clubes de sete diferentes cidades 37% do valor total.
Para efeito comparativo, o valor total estimado para o campeonato corresponde ao valor do time do Coritiba que disputou o BR 2011.
9º CAMPEONATO GOIANO
Esse campeonato foi disputado por dez equipes em 2011, com um total de 276 jogadores, com uma média, portanto, de 27,6 jogadores por time. Seu valor de mercado total é de 106 milhões de reais.
Tal como no Ceará, oito cidades estão envolvidas na disputa, com uma população total de 2,6 milhões de habitantes e um PIB de 42 bilhões de reais. A capital, Goiânia, tem três equipes disputando e representa 46% do PIB total das cidades envolvidas com o campeonato.
Esse ponto merece uma paradinha: o PIB da capital de Goiás é, percentualmente, a metade (praticamente) do PIB da capital cearense. Não há necessidade de aprofundar nenhuma análise, seja econômica, social ou histórica para poder afirmar, sem a menor chance de erro, que tais percentuais são claros indicativos de elevada concentração de renda no caso cearense, mostrando, igualmente, um brutal desequilíbrio regional.
O Atlético Goianiense é o time mais valorizado, mesmo depois da perda de atletas, com 32,4 milhões de reais, seguido pelo Goiás com 21,7 milhões. As duas equipes representam 51% do valor total estimado para a competição. Somando o Vila Nova, os três times têm 62% do total, deixando 38% para as demais sete equipes.
Para efeito comparativo, o valor total estimado para o campeonato corresponde ao valor do time do Palmeiras que disputou o BR 2011.
8º CAMPEONATO CATARINENSE
Esse campeonato será disputado por dez times, com um total de 288 atletas, numa média de 28,8 jogadores por time. Seu valor estimado de mercado é de 116 milhões de reais, sendo disputado em nove cidades, com população total de 2 milhões de habitantes e PIB de 50 bilhões de reais. Florianópolis, a capital do estado, tem dois times no torneio e representa apenas 16% do PIB das nove cidades. Dessa forma, os outros 8 clubes estão em oito cidades que representam 84% do PIB das cidades envolvidas.
Voltando à questão da distribuição da renda e do equilíbrio ou desequilíbrio regional, vemos em Santa Catarina o que é, sem dúvida, o melhor exemplo brasileiro de distribuição de riquezas. Se tomarmos o caso cearense como comparação, temos aqui o oposto exato: 84% para as cidades do interior contra apenas 16% para a capital. Uma cidade, por sinal, que apresenta excelente qualidade de vida. Enfim, pequenos detalhes para serem pensados.
O Figueirense mantém o plantel mais valioso, seguido pelo Avaí. Juntos, somam 48% do total do campeonato. Ou seja, no futebol, ao contrário da economia e da vida das pessoas, há uma nítida concentração de renda, mesmo em Santa Catarina.
Para efeito comparativo, o valor total estimado para o campeonato corresponde ao valor do time do Atlético Mineiro que disputou o BR 2011.
7º CAMPEONATO PERNAMBUCANO
Doze clubes disputam o campeonato de Pernambuco, com um total de 337 jogadores média de 28 jogadores por equipe. O valor de mercado é da ordem de 124 milhões de reais. Os clubes representam nove cidades, com um total de 2,8 milhões de habitantes. O PIB total dos nove municípios é de 34 bilhões de reais, dos quais nada menos que 74% estão concentrados na capital, Recife, sede de três dos participantes. Para os demais sete municípios e nove clubes, ficam apenas 26% do PIB total.
Observamos em Pernambuco um padrão de distribuição de renda semelhante ao do Ceará, com forte concentração na capital.
O clube com maior valor estimado de elenco é o Sport, seguido pelo Náutico. Os dois juntos somam 48% do valor total. Somando-se o Santa Cruz, temos os três times da capital com 68% do valor total de mercado, ficando 32% para os outros nove clubes. Para efeito comparativo, o valor total estimado para o campeonato equivale ao valor do time do Grêmio que disputou o BR 2011.
Essa foi a primeira parte desse levantamento, apresentando quatro dos dez estaduais mais valiosos. Nos próximos dias teremos a complementação com os demais estaduais, distribuídas em dois ou três posts.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/21/10-estaduais-mais-valiosos-%E2%80%93-1%C2%AA-parte-ceara-goias-santa-catarina-pernambuco/