25 Times Mais Valiosos do NORDESTE, NORTE e CENTRO-OESTE
ter, 31/01/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Futebol do Brasil, Rankings
Começo com esse post, trazendo mais um trabalho da Pluri Consultoria, com uma informação negativa e muito triste: nenhum time da Região Norte atingiu o mínimo suficiente para estar entre os 25 mais valiosos. Todo torcedor brasileiro das demais regiões e que já tem alguma idade, sabe que durante muito tempo pelo menos os times de Belém, como o Remo e o Paysandu, tiveram papel importante em nosso futebol. Fazem falta, agora, como faz falta ver Belém nos nossos circuitos mais importantes as séries A e B do Campeonato Brasileiro. Da mesma forma, e eu, particularmente, não posso deixar de dizer uma vez mais, que Belém fará muita falta à Copa 2014. Sua ausência é um pecado, para não dizer outra coisa, profundamente lamentável para nosso futebol.
Os 25 times têm um total de 866 jogadores. Seu valor estimado total 174 milhões de euros ou 401 milhões de reais equivale ao valor somado dos times do Santos e do Palmeiras.
A Região Nordeste tem 19 dos 25 times. Os outros 6, da Região Centro-Oeste, são todos do estado de Goiás. Vale lembrar, igualmente, a ausência de times do Mato Grosso do Sul (como o Operário) e de Brasília (Brasiliense e Gama), que já protagonizaram bons papeis em nosso futebol. Os times dos estados da Bahia, Pernambuco, Goiás e Ceará somam 84% do total dos 25 times.
Falando em meu nome, tal como fiz na abertura desse post e também ao citar os ausentes do Mato Grosso do Sul e Brasília, quero deixar claro que sou contrário a quaisquer medidas de inclusão de times em nossos campeonatos por pura e simples canetada. Temos uma estrutura e regulamentos definidos, que devem ser respeitados. Cidades, para não dizer estados ou o Distrito Federal como um todo, como Belém, Brasília e Campo Grande têm plenas condições econômicas para abrigar um time ao menos capacitado para disputar as séries A e B. Isso leva-me a crer que o problema básico nesses casos, como de resto ocorre em todo o país, está ligado a gestões que não foram e não são capazes de organizar e estruturar adequadamente clubes que já contam com o mais importante: torcedores e mercado.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/31/25-times-mais-valiosos-do-nordeste-norte-e-centro-oeste/