Post

30 Maiores Vendas feitas por Clubes Brasileiros

30 Maiores Vendas feitas por Clubes Brasileiros

qui, 12/01/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Negociações de AtletasRankings

 
Muitos torcedores já cobravam esse estudo, agora disponível e feito pela Pluri Consultoria. Como vocês poderão ver, foram mantidos os preços nominais por razões já explicadas anteriormente.
No trabalho anterior com jogadores, mostramos as 50 maiores transferências de jogadores brasileiros, tanto feitas por nossos clubes como pelos clubes compradores, europeus. Naquela lista dos 50 mais caros, o valor total chegou a quase 1,2 bilhão de euros, com um preço médio de 24 milhões de euros, praticamente, por jogador.
Essa lista é diferente e a diferença será visível de imediato, pois o valor total das 30 maiores transferências, envolvendo 32 jogadores, sequer chega aos 400 milhões de euros. E o valor médio por jogador negociado cai pela metade: 12,2 milhões de euros.
– Observação do OCE: essa diferença é antiga e costuma ser contestada por torcedores e dirigentes, mas tem várias razões a explicá-la; uma delas é a
enorme quantidade de brasilianos que “não se dão bem”, não se adaptam, criam problemas, querem voltar… e voltam; então, o mercado paga pouco porque há um risco alto.

 

Passados 14 anos, a venda de Denílson pelo São Paulo para o Betis, continua sendo a maior da história. Esse fato é ainda mais incrível por se tratar de valor nominal, sem correção no decorrer de quase década e meia.

Entre os compradores, os destaques de sempre: Milan, Barcelona, Real Madrid e o “intruso” Betis. Lembram do Porto, o grande vendedor na lista das 50 +? Aparece modestamente aqui, como comprador, como de hábito. Compra bem, compra bastante e vende muito melhor do que compra.
Um único clube brasileiro aparece na lista: o São Paulo. Isso, graças à contratação de ricardinho ao Corinthians, em 2002. Na época, por sinal, o presidente do São Paulo, Marcelo Portugal Gouvêa, disse que essa seria, em muito tempo, a última grande transação entre clubes brasileiros. Dito e feito.

Os 32 atletas foram negociados por 9 clubes, com o São Paulo aparecendo na condição de melhor vendedor com boa margem frente ao Cruzeiro – efeito Denílson, sem dúvida, no caso dessa margem, mas,  mesmo sem ela ainda seria o maior vendedor entre as 30 +.

Quanto aos países de destino, sem novidade: Espanha, com 38% e Itália com 24% dominam amplamente.

Na linha de tempo vista acima uma constatação: a Crise do Crash de 2008 afetou os valores maiores. No mais, variações normais ditadas pela qualidade, ora presente, ora ausente, dos jogadores.
 

Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/01/12/30-maiores-vendas-feitas-por-clubes-brasileiros/ 

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO