|
Crédito: VALERY HACHE / AFP / CP |
Um levantamento realizado pela Pluri Consultoria sobre os 20 jogadores mais valiosos do mundo constatou aquilo que já se sabia: os atacantes são os mais caros. Depois, aparecem os meio-campistas. Segundo o estudo, a Argentina figura como o país com maior número de atacantes entre os dez mais valiosos, três, que juntos valem 180 milhões de euros.
O Brasil, país de Pelé, Romário e Ronaldo, aparece com apenas um jogador na lista, Neymar, o 4 atacante mais valioso do mundo. Não há nenhum italiano, alemão, holandês ou francês.
Aponta ainda que os cem jogadores mais valiosos das Américas atuam em 34 clubes, sendo 30 europeus. Os únicos quatro clubes não europeus da lista são brasileiros: Santos (três jogadores), Internacional (dois), São Paulo (dois) e Flamengo (um).
O estudo diz “o futebol não anda dissociado da economia, portanto mercados atualmente ainda fortes perderão importância gradativamente nos próximos anos, vide o caso da Itália. E um país como o Brasil, 6 economia mundial, terá a feliz combinação de naturalmente revelar jogadores, aliado ao poder econômico para manter nossos atletas e atrair craques internacionais”. É minha tese também. Baseada em números. Flamengo e Corinthians, por exemplo, que recebiam cerca de R$ 30 milhões/ano da TV, passarão a ganhar mais de R$ 100 milhões a partir de 2012.
Valores
Do levantamento, ainda: “Lionel Messi (que hoje vai encarar o Santos de Neymar na decisão do Mundial Interclubes) é o jogador mais valioso do mundo e o primeiro a atingir o patamar de 100 milhões de euros; Neymar é o jogador brasileiro mais valioso e o segundo das Américas, com valor de 50 milhões de euros. Juntos, os 20 jogadores mais valiosos das Américas têm valor de mercado de 682 milhões de euros. Somente os dois primeiros, Lionel Messi e Neymar, valem 22% deste total.
Ambiente
Douglas não caiu nas graças do torcedor gremista e até ouviu algumas vaias. O empresário do jogador teria recusado duas propostas do Grêmio para renovação de contrato e se ouve que gostaria de jogar no Corinthians. Neste ritmo, o meio-campista vai ficar sem ambiente para permanecer no Olímpico. Está fechando a porta.
Obras
Do site do Inter: “Com a aprovação do Conselho Deliberativo da parceria entre Internacional e a construtora Andrade Gutierrez, as obras para a remodelação do Beira-Rio recomeçarão em até 30 dias. O projeto vai deixar o nosso estádio muito mais confortável e seguro para o grande patrimônio do clube: você, torcedor colorado”.
Tiro Livre
Do site da Fifa: “Japão 2006: Talismã afunda o Barça. Se o Barcelona precisa de um lembrete de que as equipes brasileiras não podem ser subestimadas, tem apenas de rever a final do Mundial de 2006. Na ocasião, com Ronaldinho em seu melhor momento, a equipe espanhola era considerada favorita para vencer o Internacional sem problemas e, aliás, dominou a final até o técnico Abel Braga fazer uma substituição. Era evidentemente uma aposta defensiva, já que saía o atacante Fernandão e entrava o meia Adriano. Resulta, porém, que foi o próprio meio-campista quem, após receber lançamento, marcou o único gol da partida na saída de Víctor Valdés. ”É uma sensação incrível entrar como substituto e marcar o gol que nos tornou campeões mundiais”, disse um radiante Adriano ao FIFA.com. ”Com a ajuda de Deus, consegui fazer o que o professor Abel me pediu.””.
O Barcelona é melhor? Então, que hoje vença o pior na decisão do Mundial Interclubes. Dá-lhe, Santos!
Hiltor Mombach | hiltor@correiodopovo.com.br
|