Avancini, guardião da marca do Internacional
Patricia Knebel
FREDY VIEIRA/JC
Diretor colorado foi indicado para o prêmio de Melhor Executivo de Marketing de 2011
Ele já trabalhou em empresas como Correios, Souza Cruz, Pepsi, Vonpar e Unimed Porto Alegre. Depois de toda essa experiência no mundo corporativo, resolveu se dedicar a ajudar o seu time do coração: o Sport Club Internacional. Desde 1998 no colorado, onde atuava como conselheiro, Jorge Avancini foi contratado em 2009 para ser o diretor-executivo de marketing. Hoje ele coordena uma equipe de 11 pessoas e é responsável pela área de licenciamento e franquias do Inter, busca de receita de patrocínios, gestão da marca, publicidade e propaganda e eventos que acontecem dentro do Complexo do Beira-Rio. Como ele mesmo costumar dizer, é o guardião da marca colorada. Para coroar esse trabalho, Avancini foi indicado para o prêmio de Melhor Executivo de Marketing de 2011, instituído pelo Brasil Sport Market (BrSM), uma iniciativa da Pluri Consultoria e da Trevisan Escola de Negócios. Ele concorre com gestores de marketing do Santos, Corinthians, Botafogo e do Vasco da Gama. O vencedor será anunciado no dia 28 de agosto.
Jornal do Comércio – De que forma os eventos esportivos que irão acontecer no Brasil até 2016 podem ajudar a profissionalizar a figura do gestor de marketing esportivo no País?
Avancini Durante muito tempo o marketing foi uma área subaproveitada dentro dos clubes, mas agora o momento é bastante positivo. A Copa do Mundo e as Olimpíadas estão ajudando a sacramentar a importância da figura do profissional de marketing esportivo, não apenas no futebol, mas em diversas modalidades. É um mercado que se abre e se profissionaliza, principalmente, pelo crescimento no número de cursos de extensão no País. Há cinco anos era bem difícil conseguir fazer alguma especialização nessa área. Hoje só em Porto Alegre existem cinco ou seis cursos de gestão. O próprio Inter tem um curso de formação e qualificação de profissionais, que dura um semestre. É um projeto que começou em 2010 e já estamos na quinta turma.
JC – Que características são essenciais para um profissional ser bem-sucedido nessa área?
Avancini – Acho importante ter uma experiência profissional já consolidada em outro segmento antes de chegar aos clubes. Eu estou há 12 anos no futebol, aprendi muito na base do acerto e do erro, mas a grande bagagem eu trouxe da minha experiência profissional na iniciativa privada. Isso é importante porque nos clubes, a princípio, não existe a figura do dono, e as metas são de curtíssimo prazo, já que as gestões costumam ser curtas. O expertise em empresas sólidas dá mais jogo de cintura para sobreviver nesse meio, que é muito competitivo.
JC – Qual a peculiaridade de se trabalhar o marketing em um clube de futebol?
Avancini – A peculiaridade do futebol é a paixão. Na iniciativa privada, os profissionais vão assimilando a cultura da empresa na medida em que vão vivendo o dia a dia. No clube, tem que cuidar para tomar as decisões com a razão e não se deixar levar pela emoção.
JC – Qual o projeto que você considera como o mais importante nesse período no Inter?
Avancini – Sem dúvida foram os eventos em comemoração ao Centenário do Inter. De 2008 a 2010, mobilizamos muitas ações e espaços de mídia no Brasil e no exterior, sendo um dos projetos mais bem-sucedidos de centenários do País. Além disso, alcançamos a marca de 100 mil sócios nesse período, contra 40 mil quando entrei no clube. Agora estamos conduzindo toda a modelagem de franquias, o que já possibilitou um crescimento de faturamento. Era R$ 600 mil por ano em 2006 e, em 2010, chegou a R$ 11 milhões. A ideia é alcançar R$ 20 milhões até 2014. Outro fator que destaco é a vinda da Nike como patrocinadora, uma empresa de nível mundial e um marco para o Inter.
Fonte: http://jcrs.uol.com.br/site/noticia.php?codn=100868