Botafogo quer evitar fracassos de marketing e ganhar dinheiro com a contratação de SeedorfSeedorf é saudado pelos torcedores do Botafogo Foto: Alexandre Cassiano
Rodrigo Stafford
Tamanho do texto A A A
Deco, Ronaldo, Ronaldinho, Fred, Juninho, Luís Fabiano, e agora, Seedorf. Esses são apenas alguns dos craques que trocaram os gramados europeus pelo Brasil nos últimos anos. As grandes contratações chegam cada vez mais ao país e muito se fala de grandes patrocínios e cifras poupudas com marketing. Mas exceto a chegada de Ronaldo Fenômeno ao Corinthians, o que se vê são sucessivos fracassos.
O Botafogo tenta evitar isso com Seedorf. Uma semana antes de ser apresentado, já fez disparar o número de sócios-torcedores do clube.
No sócio-torcedor, o impacto foi enorme. A media agora é de 800 adesões ao dia quando a média normal é 80. Estamos muito satisfeitos explica o diretor de marketing do Botafogo, Marcelo Guimarães, um aumento de 50% em uma semana.
Tínhamos a intenção de ter 15 mil sócios-torcedores até o fim do ano. Pulamos de 8 para 12 mil.
O especialista em marketing, João Henrique Areias, crê que com uma contratação desse porte, o Botafogo deve rever os contratos com os atuais patrocinadores.
Com a empresa de material esportivo, a partir do acerto, o contrato tem que ser modificado. Na camisa do Seedorf, o clube tem que ter maior participação. No Real Madrid, cada galático que é contratado tem um acordo com a Adidas. Tem que acertar outros licenciamentos lançamento de produtos, aumentar os pontos de vendas.
O economista, Fernando Pinto Ferreira, especialista em gestão e marketing do esporte acha que o Botafogo precisa levar mais gente ao Engenhão.&12288;
Se aumenta a receita com mais gente no estádio e venda de produtos licenciados. Tem que melhorar a imagem do clube para melhorar os contratos.
Antídoto para depressão
Fundador da Pluri Consultoria, Fernando Pinto Ferreira, acredita que a chegada de Seedorf pode ajudar a recuperar a marca Botafogo, combalida após alguns traumas.
O Seedorf é um bom nome para fortalecer a marca. Um antídoto para o torcedor depressivo, o chororô, aquela história de que tudo acontece com o Botafogo. Isso é ruim para o clube. Essa imagem não cativa crianças que querem torcer para o forte explica Fernando:
O Botafogo tem que usar o Seedorf com o discurso: “Trouxemos um fora de série”. O presidente tem falado isso. Ele pode ser transformado em um embaixador dos novos tempos. Pode fortalecer a torcida. É o que mais precisa agora.
João Henrique Areias já vê mudanças coma chegada de Seedorf ao Glorioso:
O clube depende de duas coisas para aumentar o mercado, no caso torcedores: títulos e ídolos. O Seedorf tem tudo para virar ídolo do Botafogo. É uma contrataçã importante. De cara, a imagem do Botafogo repercute nacional e internacionalmente. Na Itália, Espanha e Holanda, terra-natal do Seedorf, o Botafogo está na mídia.
Fonte: http://extra.globo.com/esporte/botafogo/botafogo-quer-evitar-fracassos-de-marketing-ganhar-dinheiro-com-contratacao-de-seedorf-5415718.html