Post

O caminho é a profissionalização

/fernandofleury
Fernando Fleury
11h53
10Set
O caminho é a profissionalização
  por Fernando A Fleury, blogueiro do ESPN.com.br

Ao analisarmos os números da indústria do esporte fica claro: a profissionalização é essencial para o crescimento do mercado aqui no Brasil. Para auqeles que querem entrar no mercado ou conhecer um pouco mais oportunidades não faltam.

Siga Fernando A Fleury no twitter @f_fleury ou em outras redes

Semana passada tive a rara oportunidade de conversar com o amigo Fernando Ferreira, da Pluri Consultoria, a respeito das expectativas e das possibilidades do mercado brasileiro para os próximos anos. Uma conversa informal, mas que rendeu uma sério de questões para trabalharmos…

Primeiramente é claro para todos que o mercado esportivo brasileiro está em franca ascensão. O investimento de vários players desta indústria comprova isso:

– Governo: Instrumento de inclusão social e promotor global da nação;

– Clubes e Entidades esportivas: Buscam recursos para continuar suas atividades;

– Empresas (Patrocinadores): Associação de marcas em ambiente único;

– Mídia: Difusão e promoção do Esporte e em muitos casos a idealização de ídolos;

– Agências: Unem, através das mais diferentes atividades, clubes, atletas, mídia, patrocinadores, colaborando para que o mercado produza valor.

Os clubes e entidades envolvidas com o esporte já reconhecem o poder do marketing como ferramenta e, principalmente, a necessidade de profissionais com conhecimento para transformar torcedores em consumidores. 

Os patrocinadores buscam no esporte um meio de comunicação eficaz para com seus público alvo, capaz de ser eficiente no atingimento das metas.

Junte tudo isso ao fato de que nos próximos anos receberemos os dois maiores eventos esportivos do mundo, que devem movimentar algo em torno de R$ 100 bilhões nos próximos cinco anos. Que em apenas cinco anos o tamanho deste mercado saltou de R$ 15 bilhões (2005) para R$ 28 bilhões (2010), que este mercado representa, mais ou menos, 3,5% do PIB Brasileiro e pronto, temos o novo Eldorado para a indústria esportiva.

O maior problema brasileiro é a dependência que temos do futebol neste mercado. 60% dos patrocínios são destinados ao Futebol, 14% ao vôlei, sobrando 26% para todas as outras modalidades.

Outra prova interessante de que este mercado está crescendo é a quantidade de eventos ligados a ele. Dois me chamaram a atenção: na próxima semana teremos o Brasil Sport Market 2012, que trará uma série de palestras com profissionais ligados ao futebol, além de premiar os principais executivos de marketing dos clubes. Entre os dias 08 e 09 de Novembro também teremos o Encontro Internacional de Gestão do Esporte e do Entretenimento, que irá abordar diversos debates a respeito do desenvolvimento do mercado esportivo no Brasil e contará com a participação de diversos profissionais do mercado americano e europeu.

Vai ficando cade vez mais claro para todos que o único caminho para o crescimento da indústria esportiva no Brasil é sua total profissionalização e para isso iremos precisar, cada vez mais, de profissionais capacitados sobre o assunto.

Fonte: http://m.espn.com.br/blg-col-noticiaip.php?id_bc=280622

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO