O poder de consumo e o tamanho das torcidas brasileirassegunda-feira, 27 de fevereiro, 2012 por Cassio Zirpoli às 22:08
A Pluri Consultoria acaba de produzir um detalhado estudo sobre o potencial de consumo dos torcedores brasileiros. Mostra que o mercado está realmente aquecido
Somadas, as três torcidas pernambucanas têm, atualmente, um potencial de consumo mensal de R$ 43 milhões. A dupla Coritiba e Atlético-PR soma R$ 45 milhões.
A explicação? As torcidas estão concentradas nas capitais e as duas têm uma diferença econômica enorme. Segundo o último dado, Curitiba tem um PIB de R$ 43 bilhões, em 4º lugar no país. O produto interno bruto recifense é de R$ 22 bilhões, em 20º.
Apesar do maior volume rubro-negro (R$ 21 milhões), os alvirrubros têm o maior potencial médio, de R$ 12,16. Já o Santa, mesmo na Série C, está entre os 20 maiores.
Além do valor de consumo de cada torcedor, o levantamento acabou desencadeando em uma pesquisa de torcidas. Abaixo, uma infografia da Gazeta do Povo (saiba mais aqui).
Os três grandes clubes do Recife somaram 4,4 milhões de torcedores, ou 50% de toda a população do estado. Segundo a Pluri, eis as torcidas pernambucanas:
2,2 milhões de rubro-negros, 1,4 milhão de tricolores e 800 mil alvirrubros.
O estudo ocorreu entre os dias 23 e 27 de janeiro. Ao todo, 10.545 pessoas foram entrevistadas em 144 cidades, mensurando os dados com o censo de 2010 do IBGE.
Sobre o censo, vale comparar os dados com a pesquisa Lance!/Ibope (veja aqui).
A ressalva é a de sempre
Que o IBGE um dia faça uma pesquisa sobre torcidas.
Fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br/esportes/?paged=3