Corinthians exalta venda antecipada de ingressos para atrair público
23 de outubro de 2012 17h32 atualizado às 17h58
Reduzir
Normal
Aumentar
Imprimir
Corinthians ficou longe dos líderes de média de público no cenário mundial
Foto: Ricardo Matsukawa/Terra
Comentar21
Entre as 100 maiores médias de público no mundo figuram apenas três equipes brasileiras. A pesquisa, realizada pela Pluri Consultoria, colocou o Corinthians na 65ª posição – média de 29,4 mil pessoas por jogo – , sendo o segundo brasileiro mais bem colocado, atrás do Santa Cruz (que disputou a Série D em 2011), que é o 39º.
» Baixe aplicativo e acompanhe seu time do coração
» Veja fotos e escolha a pior camisa alternativa dos times brasileiros
» Veja como eram os astros do futebol mundial na infância
De acordo com o gerente de futebol do Corinthians, Edu Gaspar, os clubes europeus aparecem nas primeiras posições porque apostam nas vendas de carnês para toda temporada. Ou seja, antes de o campeonato nacional começar, é possível adquirir todos os ingressos.
“Na Europa, você pega o carnê no começo do ano e compra todos os ingressos se quiser. É tão animador, é tão disputado, que chega a ser um lance social, com os amigos. O pessoal vai ao bar e fala “eu tenho, e você?”. Nós estamos indo para esse caminho. O Arsenal, por exemplo, começa a temporada com quase todos os ingressos vendidos. Porque eles brigam para ter isso. Às vezes o estádio tem capacidade para 60 mil, tem 50 mil torcedores, mas os 60 mil estão vendidos. O cara não foi, mas comprou”, explicou o dirigente.
O Corinthians aposta em um sistema de vendas pela internet para cativar seu público. Com o Fiel Torcedor, o corintiano adquire ingressos com uma porcentagem de desconto, relativa ao tipo de plano. Dependendo do número de ingressos adquiridos na temporada, ganha prioridade na participação de decisões. Além disso, tem a chance de adquirir os ingressos para diversas partidas seguintes de uma só vez.
Mesmo que não esteja brigando por título no Campeonato Brasileiro, a Fiel é líder de público da competição. “O Lúcio Blanco (supervisor de arrecadação) criou um sistema que ajuda o torcedor a antecipar a compra de ingressos. Evitar porta, confusão, tudo isso faz com que o torcedor se sinta mais cômodo de comprar o ingresso. O Lúcio deu um baita passo, tem todos os méritos possíveis. Eu recebo informações dele, que o jogo contra o Vasco já está vendido, ou outro jogo lá na frente. Isso é excelente”, ressaltou Gaspar.
Para ele, a força da Fiel é tão grande que, se fosse liberada a venda de ingressos para a fase de grupos da Libertadores de 2013, quase todos os ingressos já estariam esgotados em poucas horas. “Se a gente tivesse começado a vender ingresso da Libertadores, acredito que a gente já esgotaria tudo. Por lei, tem de deixar uma carga de venda livre. Mas acho que o Corinthians, se quisesse, venderia todos os ingressos antes”, finalizou.
Fonte: http://esporte.ig.com.br/futebol/2012-10-23/lista-dos-100-clubes-que-mais-atraem-torcida-no-mundo-tem-so-tres-brasileiros.html