Antes do assunto iniciar uma discussão meio vazia que leva os papagaios a repetirem que aqui não sabemos fazer, se fossemos como os europeus, devo abrir dizendo que o Barcelona, mega campeão de tudo, apresentou em dezembro de 2011 dívida de 940 milhões de reais. Há 4 anosnão fecha um no azul.
Devo lembrar que Manchester deve perto de 1,4 bilhão de reais. Real Madrid tem dívida aproximada de 2 bilhões de reais, enquanto o poderoso Chelsea deve 1,5 bilhões de reais. Atletico de Madrid, Inter e Valencia também ultrapassam a cada de 1 bi de reais em dívidas.
Portanto, com politicos envolvidos, problemas de corrupção, compra de resultados e clubes com donos, algo que não aceitamos ainda aqui, além das parcerias bem menos explicáveis que Kia/Corinthians, é interessante ter esta informação antes de sair repetindo o que alguns jornalistas azedos falam pra defender os seus campeonatos europeus na grade de programação.
Com os balanços publicados em relação a 2011 e a ajuda de interpretação da Pluri Consultoria, chegamos a dívida atual dos 12 grandes do Brasil e, principalmente, quais foram so clubes que mais aumentaram a dívida desde 2005.
Notamos:
Um aumento bizonho do Palmeiras
Um surpreendente menor endividamento do Flamengo, Cuzeiro, Gremio e Santos em relação a maioria.
Um São Paulo, antes exemplo, hoje um dos que mais faz crescer a dívida.
Uma tendência natural a aumentar junto com o crescimento de receita dos clubes.
E pra não dizer que não falei das flores, vamos ao também considerável aumento de receita dos clubes brasileiros desde então.
E notamos que:
O valor inicial do Santos, por exemplo, não é real. Ele vendeu muito jogador em 2005.
Para termos uma medida mais razoável, legal ver a média entre 05/07 pra comparar com hoje.
Dos que de fato menos se valorizaram está o Botafogo e o Palmeiras, que não venderam demais.
As demais conclusões deixo pra vocês. Mas lembre-se que as receitas consideram vendas. E isso pode melar a conta. Mas pela média dá pra ter noção, basta olhar com calma.
abs,
RicaPerrone
Fonte: http://www.ricaperrone.com.br/2012/05/a-divida-dos-clubes-brasileiros/