Finanças

Na elite, cofre atleticano deve engordar 30%

O retorno à elite do futebol nacional abre um novo cenário para as receitas do Atlético na próxima temporada. Após revelar orçamento de R$ 65 milhões no balanço de 2011 o prazo para divulgar o número deste ano expira em maio de 2013 o Furacão deve ter um salto significativo com o retorno à Arena. Segundo especialistas, a verba do clube pode chegar à casa dos R$ 85 milhões, ou 30,7%.

Pode ter havido queda nos números de 2012 por causa da Série B, mas a tendência é de crescimento. Acredito que é possível chegar a R$ 85 milhões, talvez até R$ 90 milhões em um cenário bem favorável”, aponta o consultor de marketing e gestão esportiva Amir Somoggi.

A previsão, caso se concretize, aumentaria a distância para os times nordestinos, catarinenses e outros menos expressivos, como o Goiás. Mas, se a diferença para os clubes mais ricos do país como Flamengo, Corinthians, São Paulo, entre outros continuaria significativa (ver infográfico ao lado), ela cairia em relação às outras equipes de grande porte, escalonadas em outra linha financeira.

O Atlético, assim como o Coritiba, vai encostar no Fluminense e no Botafogo, talvez até no Atlético-MG. É questão de tempo. Ele está ganhando importância relativa, cresce mais rápido do que os adversários porque tem as condições estruturais para isso. Se continuar dessa maneira, a fatia dele no bolo vai crescer, explica o economista da Pluri Consultoria Fernando Pinto Ferreira.

O plano de sócio-torcedor será peça-chave para a evolução atleticana. Com cerca de 15 mil associados ao fim da Série B, o clube estima chegar a pelo menos 30 mil em dezembro de 2013. Com um valor atualizado para cima, a renda proveniente das arquibancadas teria peso de ouro nas receitas do clube. O marketing, que envolve patrocínios de camisa, de material esportivo e licenciamento, também.

Não falo em números, mas em filosofia. É uma questão delicada. Estamos fazendo vários estudos de mercado para não errarmos, diz o diretor de marketing Mauro Holzmann. Nosso objetivo final é o futebol, são títulos. E será o torcedor quem vai decidir o time que terá. Se ele não entender, será muito difícil fazer frente [aos adversários, deixando claro que o valor cobrado aos sócios daqui para frente definirá as ambições do Furacão.

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO