Fluminense: o time é maior e melhor que o balanço
sex, 11/05/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Balanços Ano Fiscal 2011, Fluminense
O balanço do Fluminense nada tem a ver com a performance do time de futebol.
Essa é a conclusão primeira e imediata para quem olha os números contábeis e tem na lembrança os resultados dos últimos anos do time tricolor, nas competições nacionais e internacionais. Com uma folha de pagamentos de apenas 44,1 milhões de reais, o clube consegue resultados iguais ou melhores que outros com folhas de pagamentos da ordem de 75 a praticamente, 100 milhões de reais.
Qual é o segredo desse sucesso? Bom elenco? Sem dúvida, bom elenco, ótimo até. Só que seu custo é muito maior que os números mostrados no balanço. O segredo, que não é segredo algum, como todos sabem, é que a maior parte dos salários das estrelas do elenco é paga pela patrocinadora máster do clube, a Unimed. Que também contrata e negocia jogadores.
Chamo a essa relação de parceria e não de patrocínio, embora a marca Unimed esteja presente no uniforme tricolor há muitos anos é a mais longa relação entre uma empresa e um clube no Brasil. Essa parceria tem pontos muito específicos, próprios, que fazem com que seja muito diferente do que existe ou já existiu no mercado. Da mesma forma que tem muitos pontos positivos, a começar da felicidade da maioria dos torcedores, tem também pontos negativos, como permitir, aparentemente, uma certa acomodação dos dirigentes, que pode ser muito perigosa para o clube a médio e longo prazo. O ideal é que o clube aproveite ao máximo essa relação para montar uma estrutura sólida, ao mesmo tempo que tenta diminuir as contas do passado.
Antes de entrar nas tabelas e gráficos feitos pela Pluri Consultoria, uma observação: dada a virtual repetição dos números de 2010 no item Receitas de Transmissões Televisivas, fica claro que o clube não lançou em suas receitas o valor pago como luvas e também, se foi pego, o adiantamento que as emissoras Globo puseram à disposição dos clubes por ocasião da assinatura dos novos contratos de cessão de direitos. Tampouco encontrei algo a respeito nas Notas Explicativas.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/05/11/fluminense-o-time-e-maior-e-melhor-que-o-balanco/