O futebol brasileiro precisa de um intenso processo de reestruturação, e todos os esforços devem estar direcionados a recuperar sua condição de um grande espetáculo, enfatizando a necessidade de ampliar as melhores práticas de Gestão e Governança.
Essa pode ser considerada a principal conclusão de dirigentes, especialistas em marketing esportivo, atletas e profissionais de imprensa que participaram dos debates no dia 5 de novembro durante o 2º Seminário Business FC, promovido pela Brasil Sport Market (BrSM), fórum permanente de gestão do esporte organizado pela Pluri Consultoria, Trevisan Escola de Negócios e FanClub. “Nos dias de hoje é impossível ser competitivo no mercado do Futebol mundial sem focar em Gestão e Governança, melhorando o nível e condições de trabalho dos profissionais envolvidos, tanto nos clubes quanto nas entidades.
Essa é forma de atrair mais investimentos e parceiros comerciais, condição fundamental para que o produto final seja atrativo aos torcedores”, diz Fernando Ferreira, Diretor da PLURI Consultoria. Para o Diretor da Trevisan Escola de Negócios, Fernando Trevisan, “Melhorar a qualidade do espetáculo deve ser o objetivo principal para todas as ações a serem planejadas e executadas, seja em relação às questões financeiras, investimentos, gestão, calendário, torcedor, ou qualquer outra que se identifique nesse processo”.