Manifesto FUTEBOL DO FUTURO
Calendário Ruim, Baixa qualidade dos jogos, Clubes insolventes, Insegurança dos torcedores, Estádios vazios. Esses são alguns dos problemas que acompanham há anos a realidade do futebol Brasileiro. Críticas surgem de todos os lados e caem no vazio do lugar-comum, dedos são apontados em todas as direções em busca de culpados a cada novo problema, mas poucas propostas efetivas surgem neste árido ambiente. E porque isto não acontece? Um Futebol mais forte traz entretenimento e alegria a milhões de torcedores, além de gerar riqueza e empregos, razões suficientes para sairmos da inércia. É passada a hora de aglutinar pessoas com talento, conhecimento e disposição para pensar e propor alternativas viáveis e inclusivas, que levem em conta os diversos interesses (legítimos) existentes.
O FUTEBOL DO FUTURO é uma iniciativa voluntária nascida em novembro de 2012, a partir da mobilização de 18 experientes profissionais da Gestão e do Marketing Esportivo, interessados em propor alternativas viáveis para o desenvolvimento do Futebol Brasileiro a partir de um enfoque técnico. Em comum, partilhamos da opinião de que todos ganharão se tivermos um ambiente de futebol mais eficiente, organizado, transparente e financeiramente sustentável.
A primeira fase dos trabalhos foi dedicada ao diagnóstico detalhado da situação atual do futebol Brasileiro, com a identificação de 52 focos de problemas que integram o que chamamos de 5 grandes desafios ao futuro do nosso futebol:
o Finanças permanentemente em Crise;
o Calendário Ineficiente e deficitário;
o Falta de credibilidade institucional e política;
o Perda da qualidade do jogo;
o Desvalorização do Futebol como produto.
Atualmente estamos…