Número de estrangeiros no futebol brasileiro aumenta 66%
Em menos de um ano 19 atletas chegam, mas Brasil segue como um dos campeonatos nacionais com menos jogadores de outros países
Sábado, 26 de Julho de 2012, 16h09
Divulgação
O uruguaio Diego Forlán foi dos estrangeiros que chegou recentemente ao futebol brasileiroCIRO CAMPOS
SÃO PAULO – O número de jogadores estrangeiros no futebol brasileiro aumentou 66% desde o fim do ano passado, ao passar de 29 para 48 atletas. Os dados são de um estudo divulgado nesta quinta-feira pela Pluri Consultoria e trazem ainda uma novidade: apesar de ser atrativo, o mercado nacional é o mais fechado a ‘imigrantes’ entre as 60 maiores ligas nacionais do mundo.
A chegada recente de reforços de peso como Seedorf e Forlán ressaltou a atratividade do futebol brasileiro. Entre os motivos apresentados pelo estudo estão a crise europeia e o fato de o Brasil representar 45% do PIB da América do Sul. O continente, aliás, é a principal origem dos estrangeiros em atuação. Porém a maioria dos jogadores estrangeiros são argentinos, 47% do total, seguidos por uruguaios e paraguaios.
Os estrangeiros em atuação no Brasil tem valor de mercado de R$ 88,4 milhões e média de idade de 26 anos. Mas mesmo com a chegada cada vez maior, o mercado ainda não se expandiu totalmente e tem poucos imigrantes se comparado a outros países. A limitação de três estrangeiros inscritos por competição é o principal motivo.
Fonte: http://m.estadao.com.br/noticias/esportes,numero-de-estrangeiros-no-futebol-brasileiro-aumenta-66,906059.htm