Número de times de futebol no Brasil recua 11% em três anos
Brasil Econômico (redacao@brasileconomico.com.br)
25/02/13 15:29
Entre as regiões, o Nordeste é o que possui mais equipes na 1ª divisão (93 equipes), seguido por Sudeste e Norte (empatados com 58 times)
Comunidade
Partilhe:
O total de equipes que disputa alguma divisão dos campeonatos estaduais caiu de 734 para 654, o que representa um corte de 80 times.
Os times pequenos estão perdendo espaço nos campeonatos do futebol brasileiro. Desde 2009, o número de equipes que disputa alguma divisão dos campeonatos estaduais caiu de 734 para 654, o que representa um corte de 80 times, ou retração de 10,9%.
De acordo com relatório da Pluri Consultoria, assinado pelo sócio-diretor Fernando Ferreira, o movimento reflete uma estrutura onde os campeonatos estaduais mínguam à despeito da inércia das Federações.
Desta maneira, São Paulo, que até 2003 tinha a 6º divisão, é o único estado que ainda tem a 4º divisão no país.
“A 3ª divisão só existe em sete estados, sendo que em três está por um fio, e a 2ª já desapareceu em quatro estados, e em outros nove não deve sobreviver sequer 2 anos. No Amapá e em Roraima, a 1ª divisão tem apenas seis participantes, no Piauí sobraram oito. São candidatos sérios a primeiros estados do Brasil sem campeonatos”, pontua o relatório.
No mesmo sentido, o público dos estádios também vem recuando gradativamente. No ano passado, o público médio do Campeonato Brasileiro foi de 12.971 torcedores por partida. As segundas divisões dos campeonatos inglês e alemão tiveram um público médio superior no ano passado.
Entre as regiões, o Nordeste é o que possui mais equipes na 1ª divisão (93 equipes), seguido por Sudeste e Norte (empatados com 58 times). Os nordestinos também lideram o ranking da 2ª divisão, com 72 clubes. Na sequência, ficaram Sudeste (60) e Sul (39).
Fonte: http://brasileconomico.ig.com.br/noticias/numero-de-times-de-futebol-no-brasil-recua-11-em-tres-anos_128968.html