Relembre a análise da PLURI (de 2012), com as 10 Razões para Guardiola na Seleção Brasileira
Logo após a saída de Mano Menezes, o diário Lance! trouxe a informação de que Pep Guardiola estaria disposto a assumir o posto de Técnico da Seleção Brasileira, caso houvesse o convite da CBF.
Há riscos importantes para ambos os lados numa decisão dessas, como o pouco prazo até a Copa e a impossibilidade de um trabalho intensivo, já que a Seleção se reúne esporadicamente. Mas esses problemas acompanharão qualquer um que venha a ser o técnico escolhido, independente de sua nacionalidade, e são fruto do erro inicial de substituir (ou demorar a substituir) o técnico Mano Menezes. A grande questão aqui é a velha adaptação cultural, já que há um abismo entre a maneira como vemos e trabalhamos o futebol no Brasil, comparado com a Europa, e nesse caso quem corre mais riscos é Guardiola, e não a CBF.
Porém, à despeito do risco de adaptação, há argumentos favoráveis de sobra que justificam a contratação de Guardiola, e vão além da Seleção Brasileira em si, representam uma oportunidade para o Futebol Brasileiro como um todo:…