Quase dois bilhões de euros em campo nas semifinais da Champions League
qua, 18/04/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Champions League
Mais precisamente, entre o jogo de ontem e o de hoje, temos um total de 86 atletas, com valor total estimado em 1.881 milhões de euros. Para termos uma boa ideia do que isso representa, o valor estimado dos 50 times mais valiosos do Brasil, no final de 2011, era de somente 1.207 milhões de euros, ou seja, os nossos 50 valiam somente 64,2% dos 4 europeus na semifinal da ChampionsLeague.
Chelsea x Barcelona
Hoje é o dia de Chelsea x Barcelona, no Stamford Bridge. O 5º time mais valioso do mundo, o inglês dono da casa, contra o mais valioso do planeta, o visitante catalão. Segundo a Pluri Consultoria, responsável pelos dados desse post, o valor de mercado estimado para o time do Chelsea é de 376 milhões de euros, ao passo que o Barcelona tem seu valor estimado em 592 milhões de euros. Uma diferença bastante apreciável de 57,5%. Esses valores referem-se a um total de 42 jogadores, dos quais 22 do Chelsea e 20 do Barcelona. Considerando somente os 22 que entrarão em campo como titulares, a diferença mais que dobra e pula para 125%, com o onze titular visitante valendo 464 milhões de euros contra somente 206 milhões dos titulares dos donos da casa.
Messi, naturalmente, é o mais valioso dos 42 e também do mundo e é seguido, bem longe, por Iniesta. Considerando os 10 jogadores mais valiosos, sete são do Barcelona e três do Chelsea. Dos brasileiros envolvidos na disputa Daniel Alves, Adriano, Ramires, David Luiz e Lucas Piazon (era da base do SP, foi à justiça no mesmo movimento de Oscar e Diogo, mas acertou-se com o SP e foi, posteriormente, negociado com o Chelsea, podendo estar no banco no jogo de hoje) o ala/lateral blaugrano é o mais valioso: 36 milhões de euros.
Bayern Munique x Real Madrid
A partida disputada ontem no Allianz Arena, em Munique, reuniu a 6ª mais valiosa equipe do mundo, a dos donos da casa, contra a 2ª mais valiosa, os visitantes merengues. Pelos cálculos da Pluri, o Bayern tem um valor estimado 366 milhões de euros, contra 546 milhões do Real Madrid, uma diferença de 49% a favor do elenco espanhol. Considerando somente os titulares (previstos pela consultoria antes do jogo), a diferença percentual cai para somente 24% (372 milhões para o Madrid contra 300 milhões para o Bayern).
Dos dez jogadores mais valiosos, temos metade para cada lado. Cristiano Ronaldo é, disparado, o mais valioso, seguido muito de longe por Mario Gómez. E Kaká, apesar da reserva, ainda é o brasileiro mais valioso no confronto (do qual só participou como espectador, no banco, deixado à margem pelo genial Special One).
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/04/18/quase-dois-bilhoes-de-euros-em-campo-nas-semifinais-da-champions-league/