O que significa a chegada de Seedorf para o futebol brasileiro03 de julho de 20120
O Botafogo contratou o holandês Seedorf, 36 anos. Forlán, 33, pode jogar no Inter. Zé Roberto, 37, estreou no Grêmio. Especialista em negócios no futebol, Fernando Pinto Ferreira, diretor da Pluri Consultoria, fala sobre a chegada de jogadores Classe A da Europa.
O que significa a chegada de Seedorf ao país?
Fernando Pinto Ferreira Dá um pouco mais de visibilidade ao Brasil, pois ele é um jogador de nível A, mesmo em final de carreira. E, principalmente porque se trata de um europeu, não de um brasileiro retornando ao seu país.
Ele pode atrair outros Classe A?
Ferreira É uma porta que se abre, mas ainda não temos condições de acessar os craques no auge da carreira. Nossas possibilidades permanecem, pela ordem: repatriar brasileiros, sul-americanos acima dos 30 anos e europeus depois dos 30, que tem uma adaptação cultural mais difícil. Não dá pra esquecer que Seedorf fala português e é casado com uma brasileira, o que muda tudo em termos de possibilidade de adaptação. Além disso, ele sempre manifestou o interesse de jogar por aqui. Quem sabe outros que também demonstraram a mesma ideia, como os franceses Thierry Henry e Malouda, não desembarcam nos próximos meses.
Os grandes salários em Real já seduzem os jogadores europeus?
Ferreira Sim, os salários pagos aqui já começam a se tornar viáveis para os que tem mais de 35 anos, mas nos últimos meses o Real se desvalorizou em 15% frente ao Euro e a tarefa ficou mais complicada.
Como o Botafogo pode ganhar fora de campo com o ex-jogador do Milan?
Ferreira Com o aumento das vendas de produtos licenciados (camisetas especialmente), e principalmente, via bilheteria (aumento da média de público) e uma boa campanha de sócio-torcedor.
Fonte: http://wp.clicrbs.com.br/boladividida/2012/07/03/o-que-significa-a-chegada-de-seedorf-para-o-futebol-brasileiro/?topo=13,1,1,,10,77