Valor de mercado da Seleção Olímpica Brasileira
sex, 06/07/12
por Emerson Gonçalves |
categoria Olimpíadas 2012, Seleção Brasileira
Primeiro, um aviso e pedido de desculpas: a consultoria não terminou a parte final do estudo sobre a possibilidade de o Brasil vir a ter um superclube. Se não houver nenhum contratempo, espero postar a terceira e última parte na próxima semana.
Uma seleção com alto valor de mercado
A Pluri Consultoria fez o levantamento dos valores estimados para os jogadores da Seleção Olímpica Brasileira, como podemos ver no quadro abaixo:
O total chega a 347 milhões de euros, equivalentes a 878 milhões de reais. Esse valor inclui os 15 jogadores abaixo de 23 anos e os 3 atletas com mais de 23 anos de idade, bem como os 4 jogadores na lista de espera para alguma eventualidade.
Neymar, como era de se esperar, é o jogador de maior valor estimado, seguido por 4 jogadores que atuam na Europa, sendo que eles são, também, os mais caro, vindo depois 4 jogadores que atuam no Brasil e mais um na Europa.
Em termos de valores, o gráfico acima nos mostra que essa é uma seleção quase equilibrada, com 56% do total consituído por jogadores que atuam em times europeus e 44% pelos que ainda estão no Brasil. Os nove jogadores que atuam aqui valem 152 milhões, com uma média de 16,9 milhões de euros por atleta, contra uma média de 15 milhões de euros para cada um dos 13 que jogam por times europeus, num valor estimado total de 195 milhões de euros.
Como é natural, os atacantes dominam em termos de valor, e respondem por 41% do total. Os três goleiros valem somente 6 milhões de euros, numa média de 2 milhões por atleta, contra a média de 35,8 milhões de cada um dos atacantes. Sem Neymar, essa média cai para 29,3 milhões de euros.
Depois do Brasil, a Itália tem o maior número de jogadores nessa seleção, seguida por Portugal. Curiosamente, os percentuais de valor de mercado e números de jogadores são equivalentes, praticamente, nos casos de Brasil e Itália.
Santos, Milan e Porto, e mais o São Paulo (com um jogador na lista de espera), têm o maior número de convocados: 3 cada um. O Internacional tem dois e os demais oito clubes têm um atleta cada.
Já em termos de valores, o Santos lidera, com seus atletas avaliados em 80 milhões de euros, seguido por Milan 68 milhões e Porto 55 milhões de euros.
Acredito, sem ter outros levantamentos, que se trata da seleção mais valiosa dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, graças à presença dos três jogadores com mais de 23 anos, todos eles muito valorizados, e à valorização de atletas que atuam no Brasil, casos de Neymar, Damião, Ganso e Lucas, todos valendo de 20 milhões de euros para cima.
No papel é, sem a menor dúvida, uma grande seleção. Por mim, estaria melhor se treinada por Ney Franco e não por Mano Menezes, mas agora é ver e torcer, na esperança do Brasil conquistar, finalmente, a tão almejada medalha de ouro nos Jogos Olímpicos.
Fonte: http://globoesporte.globo.com/platb/olharcronicoesportivo/2012/07/06/valor-de-mercado-da-selecao-olimpica-brasileira/