Post

Vasco é o clube com gestão mais eficiente

Vasco é o clube com gestão mais eficiente
Equipe teve desempenho invejável nos gramados em 2011, quando comparado seu investimento ao de outros gigantes do Brasil

Felipe Barros, da 

inShare4  (0)Views (1731)
Salvar notícia

Divulgação/vasco.com.br

jogador do Vasco
Gastando R$ 79 mi, time foi campeão da Copa do Brasil, vice no Brasileiro e terceiro colocado na Sul-Americana

São Paulo – O Vasco da Gama foi o clube mais eficiente em 2011 entre os 13 analisados pela Pluri Consultoria. O São Paulo, que não conquistou nem mesmo uma vaga na Copa Libertadores deste ano e teve um de seus piores anos neste século, ficou na última posição. Santos, multicampeão, teve a segunda melhor gestão, enquanto o campeão nacionalCorinthians se posicionou na quinta colocação.
O Vasco, campeão da Copa do Brasil, vice no Brasileiro e terceiro colocado na Sul-Americana, gastou aproxidamente 79 milhões de reais com futebol no ano passado. Com 49 pontos por seu desempenho nos torneios citados, ficou com um índice de 0,62.
Com a conquista de Paulista e Libertadores, além do vice no Mundial de Clubes, o Santos somou 70 pontos no ranking da consultoria. Mas, para chegar a tais objetivos, o clube desembolsou 131 milhões de reais, o que lhe dá um índice de 0,54.
Campeão brasileiro, o Corinthians gastou mais que o dobro do Vasco. Foram 197 milhões de reais gastos com uma equipe que, além dos 30 pontos pelo título nacional, somou mais sete pontos pelo vice-campeonato paulista, o que lhe conferiu um índice de 0,19.
Botafogo, Palmeiras e São Paulo não somaram nenhum ponto por seus desempenhos nos torneios que disputaram. O Tricolor, no entanto, foi o que mais gastou com futebol entre os três, ficando em último lugar. Foram 146 milhões gastos pelo clube do Morumbi, que ficou com a sexta posição no Brasileiro. O Palmeiras desembolsou 114 milhões de reais, enquanto o Botafogo investiu 78 milhões de reais com futebol em 2011.
Como foi calculado o índice?
Para definir quais clubes apresentaram a melhor gestão no futebol, a consultoria cirou um índice, o IPEG (Índice Pluri de Edificiência na Gestão do Futebol) que compara os resultados do time dentro de campo com os gastos com futebol de cada agremiação. Para isso, divide-se a pontuação de cada equipe em um ranking com as despesas com salários, viagens, hospedagens, etc. Assim, a consultoria identificou quais clubes gastaram mais para conquistar menos e quais conquistaram grandes feitos sem tantos recursos.
O desempenho dos clubes depende de uma pontuação em um ranking também criado pela consultoria. O Ranking Pluri de Conquistas dá maior peso ao campeão de Libertadores (50), Mundial de Clubes (40), Brasileiro (30), Copa do Brasil e Sul-americana (20), Estaduais de RJ e SP (10), outros Estaduais (7) e Recopa Sul-americana (5). Os vices de Libertadores (30), Brasileiro (20), Copa do Brasil e Sul-americana (12), Mundial de Clubes (10), Estaduais de RJ e SP (7) e outros Estaduais (3), também pontuam.
Para os terceiros colocados, apenas Libertadores (20), Brasileiro (15), Copa do Brasil e Sul-americana (9) dão pontos. A quarta colocação da Libertadores e Brasileiro dão 10 pontos, enquanto essa posição na Copa do Brasil e na Sul-americana soma 6 pontos. Outros 5 pontos são distribuídos para o quinto posicionado da Libertadores e do Brasileiro

Fonte: http://exame.abril.com.br/negocios/gestao/noticias/vasco-e-o-clube-com-gestao-mais-eficiente-em-2011

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO