Post

Violência e ingressos caros são maiores motivos de público baixo em estádios, diz estudo

Violência e ingressos caros são maiores motivos de público baixo em 
estádios, diz estudoPor ESPN.com.br
Compartilhar73  Comentários

Divulgação / Vasco
Engenhão: marcado pelo baixo público, e agora interditado
Engenhão: marcado pelo baixo público, e agora interditado

Violência, ingressos caros, baixa qualidade das arenas e jogos pouco importantes estão entre os 17 motivos que afastam os torcedores brasileiros dos estádios, segundo estudo divulgado nesta quinta-feira pela Pluri Consultoria. 

O relatório é parte de um estudo sobre a razão de os estádios brasileiros terem público tão baixo – média de 4,6 mil torcedores por partida, segundo a consultoria. Os “17 motivos para não ir aos estádios” estão divididos em 8 fatores de alto impacto e 9 fatores de médio e baixo impacto. 

Os fatores de alto impacto, segundo o relatório, são a violência, o preço dos ingressos, a baixa qualidade dos estádios, a oferta de jogos em pay-per-view, a existência de outras opções de entretenimento, além da pouca importância das partidas, de adversários de baixa tradição ou qualidade e da má fase eventual das equipes. 

Entre os fatores de médio e pequeno impacto, o relatório lista os horários dos jogos, a dificuldade na compra de ingressos, o acesso ruim a estádios, e as ofertas ruins de meios de transporte, estacionamento, alimentação e serviços, além de fatores climáticos e do excesso de partidas transmitidas pela TV. 

De acordo com o relatório da Pluri Consultoria, muitos dos problemas estão por trás de “um pressuposto equivocado cultivado por anos dentro dos clubes, de que a paixão pelo futebol faz com que o torcedor aceite qualquer desaforo para ver de perto o seu time do coração”. 

Veja, abaixo, os principais pontos do relatório da Pluri Consultoria:

Violência – A cada problema de segurança dentro ou fora dos estádios, piora um pouco mais a imagem do futebol como alternativa de entretenimento. E nesse cenário é justamente a família, o melhor perfil de público-alvo, a que mais se afasta;

Preço dos ingressos – Nos últimos anos o preço dos ingressos disparou no Brasil, enquanto a qualidade do produto entregue ao torcedor (cliente) permaneceu muito ruim. E com o aumento da oferta (maior número de jogos) decorrente de um calendário ruim, a situação se agrava. Existe uma correlação direta (beta) entre o aumento dos preços e a queda do público médio nos estádios mas, paradoxalmente, quanto mais vazio fica o estádio, mais o preço do ingresso sobe. É uma estranha forma que o futebol brasileiro encontrou de revogar a lei da oferta e procura;

Qualidade dos estádios – A nova geração de estádios mudará o nosso cenário em termos de equipamentos. Porém, considerando as arenas inauguradas recentemente, continuamos com o mesmo padrão de serviços de sempre; 

Oferta de pay per view – Não há como negar que a possibilidade de assistir a vários jogos com conforto, comodidade e segurança, próximo aos amigos e à família são vantagens que o pay-per-view oferece em relação à ida ao estádio, principalmente a um custo próximo a R$ 70/mês. Porém, não podemos esquecer que a TV paga aos clubes por este direito de transmissão, cabendo a eles calcular se o que recebem por isso compensa a perda de receita resultante da fuga do torcedor; 

Outras opções de entretenimento (cinemas, teatro, bares, praia, etc) – No passado, ir ao jogo de futebol era uma das poucas alternativas de diversão para boa parte da população, um dos motivos a explicar os grandes públicos de décadas atrás. Hoje o futebol está sob ataque claro de diversas outras formas de entretenimento, geridas de forma muito mais profissional e orientadas a oferecer ao cliente o máximo possível como experiência de lazer. E na medida em que o preço do ingresso aumenta, o futebol disputa justamente o público que mais tem opções de entretenimento para consumir; 

Pouca importância dos jogos – Com competições extensas e pouco atraentes (estaduais) a maior parte dos jogos tem pouca importância, concentrando a atenção dos torcedores dos principais times (os que tem mais torcida) apenas nos jogos decisivos; 

Baixa qualidade / tradição do adversário – Com campeonatos que misturam equipes profissionais com semi-profissionais (estaduais), os torcedores escolhem ir apenas aos jogos de qualidade menos ruim; 

Nível de competitividade do time local / má posição na tabela – Fase ruim, estádio vazio. Essa é uma máxima para a maior parte dos Clubes, provando que a ida ao jogo de futebol não é vista pelo torcedor como uma experiência plena de entretenimento. Nesse ponto, nada melhor do que se espelhar nos esportes americanos.

ENZIMA LIVE SHOW! JORGE AVANCINI (INTERNACIONAL)

ENZIMA LIVE SHOW! VITOR ROMA (VASCO DA GAMA)

MELHORES MOMENTOS - AMIR GELMAN (WSC) - LEGENDADO

ENZIMA LIVE SHOW! AMIR GELMAN (WSC SPORTS)

Os PROBLEMAS do CALENDÁRIO do FUTEBOL BRASILEIRO