Taxa de ocupação dos uniformes e patrocinadores por clubes.
A taxa de ocupação dos uniformes analisa o percentual ocupado dentre os espaços disponíveis dos uniformes dos clubes, incluindo camisa, calção e meiões;
Para a elaboração do cálculo, são utilizados pesos em cada uma das propriedades dos uniformes dos clubes analisados, a saber: MASTER (20,9%); PEITO DIREITO ( 8,2%); PEITO CENTRAL (7,8%); BARRA FRONTAL (6,8%); BARRA FRONTAL INFERIOR (4,0%); OMOPLATA (8,8%); MANGA (7,4%); FAIXA DE CAPITÃO (3,0%); LATERAL (1,2%); COSTAS SUPERIOR (13,2%); BARRA TRASEIRA (6,4%); BARRA TRASEIRA INFERIOR (2,5%); NÚMERO DAS CAMISAS (1,8%); BARRA DIANTEIRA CALÇAO (4,0%); BARRA TRASEIRA CALÇAO (2,5%); MEIÕES (1,5%).
Há clubes que, por opção ofertam apenas parte do uniforme para os patrocinadores, enquanto outros optam por colocar mais espaços à venda. O conceito de taxa de ocupação dos uniformes considera apenas as propriedades que estão disponíveis para a venda ao mercado.
Para realizar esta análise, foram selecionados 36 dos principais clubes brasileiros, a partir de critérios como tamanho de torcida e Receitas anuais.